sábado, 3 de outubro de 2009

kefir - a versão não tanto cientifica

Kefyr ou Kefir ou Cogumelo Tibetano

Kefir é o produto pro biótico obtido através da fermentação do leite por organismos benéficos. O seu aspecto é muito semelhante ao do iogurte,no entanto, tem maior valor nutricional e terapêutico.

Além das bactérias benéficas e leveduras, o kefir contém minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais importantes para a manutenção das funções vitais do organismo.
O seu abundante teor do aminoácido essencial triptofano, de cálcio e de magnésio promovem um efeito relaxante no sistema nervoso. O kefir também fornece fósforo, um mineral que participa no processo da absorção de hidratos de carbono, gorduras e proteínas.
Estes nutrientes, por sua vez, são responsáveis pela manutenção e crescimento celular, e fornecimento de energia ao nosso organismo.

Além disso, o kefir é uma fonte excelente de vitamina K e vitaminas do complexo B.
A ingestão adequada destas vitaminas promovem a regulação do funcionamento renal e hepático, aceleram os processos de cicatrização e proporcionam aumento da função imunológica (aumento da resistência).

O uso regular do kefir pode aliviar desordens intestinais.
O kefir pode ser consumido "in natura" ou incrementado com outros alimentos como frutas, cereais, mel, etc., o que o torna ainda mais nutritivo.
O kefir difere do iogurte por conter colónias de bactérias benéficas (pro bióticos) que colonizam o trato intestinal, onde controlam e destroem as bactérias patogénicas.
Outra característica muito importante do kefir é que suas bactérias e leveduras consomem a maior parte da lactose (açúcar do leite) durante o processo de fermentação, tornando-o uma óptima fonte proteica para pacientes com intolerância à lactose.

Este pro biótico tem origem nas Montanhas do Cáucaso e foi descoberto há séculos atrás.
Era considerado um presente de Alá pelos muçulmanos e o seu poder terapêutico passou a ser respeitado no início do século XVIII.

Estudos realizados em ratos no Japão revelam acção anti- cancerígena do kefir; o kefir foi administrado via oral e os resultados indicam diminuição do tamanho do tumor, induzindo a uma resposta auto imune nos ratos.

Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são :
incrementa o valor biológico das proteínas do leite
sintetiza ácido láctico, o que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestibilidade do leite
mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca
sintetiza vitaminas do complexo B
aumenta a resistência à infecções
activa sistema imunológico
reestabelece e equilibra a flora intestinal
diminui o risco de cancro , principalmente de cólon
diminui a fracção do LDL colesterol

A dose diária recomendada é de 1 litro por dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário